Dificuldade de foco e procrastinação

  1. Home
  2. Blog
  3. Rotina e Organização
  4. Dificuldade de foco e procrastinação
Imagem Principal da Página Dificuldade de foco e procrastinação
procrastinação  falta de foco  concentração 

QUANDO O "DEPOIS EU FAÇO" VIRA REGRA

Você já se pegou abrindo o celular para “ver rapidinho” uma mensagem e, de repente, está assistindo vídeos de gatos tocando piano ou rolando sem parar pelo feed das redes sociais? 🐱🎹 Eu sei, você só queria terminar aquele trabalho importante, mas parece que sua mente decidiu tirar um dia de folga, e agora o foco se perdeu por completo.

A falta de foco pode ser um desafio enorme. No início, você até começa com tudo, motivado(a), cheio(a) de energia. Mas, logo, qualquer coisa ao seu redor parece mais interessante do que o que você precisa fazer. Já aconteceu por aí? Enquanto deveria estar focado(a) naquele relatório, você percebe que está imaginando o que vai comer no jantar ou se questionando sobre a origem do universo. 🍕✨

POR QUE ISSO ACONTECE?

Vamos desmistificar um pouquinho o que está rolando na sua mente. Na psicologia, a dificuldade de concentração pode ter várias explicações. O estresse, a ansiedade, o excesso de estímulos, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou até mesmo o tédio podem estar na raiz desse problema. Quando o cérebro está sobrecarregado com informações ou emoções, ele entra em um “modo disperso”, igual quando você tenta assistir a um vídeo com o wi-fi fraco – o vídeo trava e você acaba desistindo de ver.

Além disso, o nosso cérebro adora recompensas rápidas. Quando está difícil focar em uma tarefa importante (e às vezes chata), ele procura algo que ofereça uma satisfação imediata – como dar uma espiadinha no Instagram ou ver um vídeo no YouTube. O problema é que, quanto mais você foge da tarefa principal, mais difícil fica voltar para ela.

É o famoso: manter-se ocupado(a), sem fazer o que precisa ser feito. Assim, você cria a ilusão de “fazer alguma coisa”, mas no final do dia, se culpa por não ter focado no que realmente era importante e necessário.

Nem sempre a procrastinação está ligada à falta de foco, mas comumente elas se relacionam. Vale ressaltar que às vezes a procrastinação acontece como uma fuga. Seja para fugir de uma situação difícil, por se sentir inseguro(a) ou até mesmo por não querer fazer uma tarefa. Com isso, torna-se cada vez mais complicado agir, e é por aí que precisamos começar.

Dificuldade de foco e procrastinação

COMECE AOS POUQUINHOS

Você pode treinar o seu cérebro para focar melhor. Quando você pratica um exercício físico (vou usar a academia de exemplo), provavelmente no seu primeiro dia, você não comece com 250 kg no leg press. Você inicia aos poucos para que o seu corpo se adapte, e com o tempo, vai progredindo. Com a nossa mente não é muito diferente. Vem comigo, vou deixar algumas dicas práticas que podem te ajudar 📝:

1. Divida as tarefas em pedacinhos (bem pequenos mesmo):

Fazer uma tarefa gigantesca de uma só vez pode ser muito desmotivador. Ao invés disso, que tal dividir em partes menores? Por exemplo, ao invés de “fazer o relatório inteiro”, você pode definir: “vou começar a introdução nos próximos 15 minutos”. 🎯

Parece simples, mas funciona porque o seu cérebro se sente mais animado quando vê que a tarefa não é tão assustadora assim. E acredite, quanto menor a meta, mais fácil de alcançar e manter o foco.

2. A técnica do Pomodoro 🍅

Essa técnica é como aquele amigo que te puxa de volta quando você começa a dispersar. Funciona assim: você foca em uma tarefa por 25 minutos, sem interrupções, e depois faz uma pausa de 5 minutos. Após quatro ciclos, você pode tirar uma pausa maior (15-30 minutos). O segredo está em saber que, depois desses 25 minutos, você terá uma recompensa – a pausa! 🎉

Ao invés de tentar se concentrar por horas a fio, você sabe que tem um descanso garantido, e isso faz com que o seu cérebro se engaje mais.

3. Crie um ambiente “amigável para o foco”

Tentar se concentrar no meio do caos é como tentar ler um livro no meio de um show de rock. 🎸🤘 Seu ambiente pode ser um grande sabotador da sua concentração. Então, que tal criar um cantinho livre de distrações? Coloque o celular no silencioso (ou até no modo avião), feche as abas desnecessárias no computador e, se possível, avise as pessoas ao redor que você precisa de um tempo focado(a). Isso ajuda a minimizar as interrupções.

4. Acalme a mente

Se a sua cabeça está cheia de preocupações e pensamentos correndo de um lado para o outro, vai ser difícil se concentrar. Uma técnica muito bacana é a da respiração profunda, ela pode te ajudar a “resetar” o sistema. Não precisa ser algo muito complexo – apenas feche os olhos e foque na sua respiração por alguns minutos. Isso já faz uma diferença enorme. Não se engane pensando que o objetivo é “esvaziar a mente”. Não, o objetivo é direcionar o seu foco para a sua respiração, e se a mente dispersar, o objetivo se tornará notar que dispersou e gentilmente redirecionar o foco para a sua respiração outra vez.

QUANDO A CONCENTRAÇÃO SOME E O PRAZO APERTA

Dificuldade de foco e procrastinação

Não vou mentir, às vezes a concentração vai para o espaço, e o prazo continua ali, batendo à porta. E tudo bem, acontece com todo mundo! O importante é não se culpar. Quanto mais você se critica por não conseguir focar, mais ansioso(a) você fica, e aí o ciclo continua. Ao invés disso, seja gentil consigo mesmo(a).

Lembre-se: foco é treinável. E, assim como em qualquer treino, você não vai correr uma maratona logo no primeiro dia (ou mesmo no décimo). Comece aos poucos e celebre cada pequena conquista. Se conseguiu focar por 10 minutos sem se distrair? Já é um sucesso! 🎉

Quando a sua concentração parecer mais difícil de alcançar, permita-se aplicar uma dessas estratégias. 😉 Mas lembre-se: nem tudo na nossa vida são técnicas e “dicas práticas”. Elas podem ajudar, mas não existe uma receita de bolo. Pode ser preciso investigar melhor, pode ser que haja outros fatores neurobiológicos envolvidos, entre outros.

Então, se sentir que precisa de uma ajudinha extra nesse processo, falar com um médico especialista ou psicólogo pode ser uma ótima opção para entender o que está por trás dessa dificuldade e traçar um plano de ação personalizado. 🧡

Me conta, deu para focar no artigo até o final?


_____


Por: Thabatta Agne da Silva Santos

Psicóloga | CRP: 06/210587

+55 (11) 99100-9924.

Olá, deixe seu comentário para: Dificuldade de foco e procrastinação

Enviando Comentário Fechar :/
Fale conosco pelo whatsapp